Regras do jogo, para mais de uma pessoa

A Iara é o espírito das águas, ou seja, ela é o ânimo de todos os rios e lagos. Muitas pessoas passam perto, mergulham nas suas águas ou até vivem ao seu lado por décadas, sem nunca a compreender. Como acontece na vida, uma olhadinha despreparada não é suficiente para o entendimento ganhar profundidade.

Ao primeiro olhar, mesmo que rápido e despreocupado, qualquer um percebe o que está acontecendo na superfície de um lago, porque é o evidente. Mas a gente precisa chegar perto, e prestar mais atenção, para ver as pedrinhas e peixinhos que ficam na parte rasa, mesmo quando a água é limpa. E precisa de esforço para, com bastante paciência e determinação, alcançar os segredos que ficam no abismo.

O jogo desta sacola ajuda a olhar para o que está ao nosso redor, mas não é óbvio: as coisas que a gente pode perceber, mas demandam curiosidade, atenção e raciocínio prático.

A Iara me ensinou este jogo cantando uma belíssima canção, tão bela e suave que eu não tenho a mínima condição de cantar para vocês. Então escrevi as regras, aqui embaixo, usando o melhor da minha memória.

O nome do jogo é
Segredo Visível

Nele, as pessoas atuam em dois papéis: Segredo e Investigação. Se forem só dois jogadores ou jogadoras, alguém faz o Segredo e alguém faz a Investigação. Se forem muitas pessoas, precisa dividir em dois times, um para cada papel.

No comecinho do jogo, o pessoal do Segredo precisa escolher uma pessoa, dentro do time, para fazer um papel importante. Essa pessoa pode ser votada, sorteada ou pode ser um para cada rodada. Ela escolhe, sozinha, algo ou alguém que esteja no lugar onde estão jogando. Então ela escreve isso num papelzinho que vai ficar dobrado e à vista de todo mundo, mas que vai ser o Segredo. É isso que o time Investigação vai tentar descobrir.

Na segunda rodada, os papéis se invertem, quem estava de Segredo faz a Investigação e vice-versa.

O Segredo pode ser qualquer coisa material, como uma parede, um saleiro ou um livro. O time Investigação vai fazendo perguntas a cada casa do tabuleiro, até chegar na casa final (que tem o QRCode). Nessa última casa, o Investigação deve dar o seu palpite. No final da partida, o Segredo precisa ser revelado, para todo mundo saber e poder checar as respostas.

Como o Segredo precisa ser escolhido rapidamente, para dar ritmo ao jogo, o melhor é colocar um teto de 2 minutos, no máximo, com a perda de um ponto para cada minuto de atraso.

Vai ser preciso usar uma peça, para o time Investigação andar no tabuleiro: um objeto pequeno e razoavelmente estável, que pode ser uma tampa de caneta, uma bolinha de papel ou uma moeda. Se vocês inventarem uma peça bem divertida, por favor tirem uma foto e mandem para o nosso Instagram!

O tabuleiro tem 8 casas e começa na casa mais à esquerda, que é essa aqui embaixo.

Tem muitos iguais?

O time Segredo pode escolher qualquer objeto que esteja no ambiente. Mas, se escolher um prato no restaurante ou um grão de areia na praia, o objeto escolhido é “prato” ou “areia”. Não pode escolher individualmente “o décimo quinto prato da quarta pilha da esquerda, contando de cima para baixo”, porque o jogo fica chato. Pela mesma razão, num ambiente em que todo mundo esteja vestindo roupas iguais, como uniformes ou ternos parecidos, o Segredo seria a categoria “meia preta” ou “camiseta”, englobando todos os objetos parecidos.

Mas tem casos especiais, em que no ambiente tem um número pequeno de coisas da mesma categoria e todos são muito diferentes uns dos outros. Pode ter só quatro pessoas de vestido ou só cinco sofás, todos muito especiais. Neste caso, o time Segredo tem que dizer que tem outros objetos do mesmo tipo do seu.

O jogo mantém sua graça, apesar de ficar um pouco mais difícil para o time Investigação. Então, neste caso tem uma regrinha adicional, para equilibrar as coisas: o time Investigação tem direito a tentar adivinhar a categoria dos objetos aos quais o Segredo pertence. A qualquer momento do jogo, mas apenas três vezes, o Investigação diz a palavra “categoria” e dá um chute. Se acertar, o Segredo deve dizer que acertou, se errar, também.

O acerto da categoria não dá pontos para o Investigação, mas é uma chance para estreitar o olhar, prestando atenção e orientando as suas perguntas para um grupo menor de possibilidades.

Dimensões

Nesta casa, o Segredo precisa dizer duas das três dimensões do seu Segredo. Pode ser o comprimento, a largura ou a altura. Não precisa ser exato (15,4 cm) nem precisa dizer a dimensão (se é comprimento, largura ou altura). Basta gesticular, com as mãos, como quem estabelece “esse tamanho”. Aqui vão duas dicas, para o jogo ficar mais divertido:

Escolham bem as dimensões que vão ser reveladas. Se for uma mesa bem comprida, por exemplo, o melhor seria dizer que as duas dimensões são “desse tamanho”, que é mais ou menos um metro. Deixando de falar o comprimento, neste caso, acabaria fazendo o outro time procurar objetos bem menores que o Segredo.

Quando a gente mostra comprimento e largura, separa as mãos na horizontal. Quando mostramos a altura, o mais comum é fazer isso na vertical, ou mostrar com a mão a distância até o chão. Então é bom misturar esses gestos, para não dar informações demais para o Investigação.

Cor

Aqui a tarefa é bem direta: dizer a principal cor do objeto. Se uma camisa vermelha e tem botões pretos, a cor é vermelha, não preta. Mas o Segredo pode ser colorido ou ter duas cores (como uma camisa com listas mais ou menos do mesmo tamanho). Neste caso, o time Segredo pode simplesmente dizer que tem mais de uma cor, identificando apenas uma das principais.

Se tiver alguma dúvida, o time Investigação pode fazer duas perguntas, mas apenas a respeito da cor principal do Segredo!

Mudança?

A resposta pode ser simplesmente “não muda”. Mas é importante dizer se o Segredo muda de cor, por exemplo (como as taças de vinho), se muda de peso (de cheio para vazio), se esfria com o tempo (como a carne) ou esquenta (como a água que fica muito tempo no copo). Ou se faz barulho, cresce, levanta, evapora ou qualquer outra mudança.

Se tiver alguma dúvida, o time Investigação pode fazer uma pergunta, limitada também ao assunto das mudanças do Segredo!

Tato

Basta que o time Segredo diga se o acabamento é liso, áspero ou rugoso, por exemplo. E também se a consistência é muito macia, dura ou algum outro adjetivo, no meio do caminho entre esses.

Como essas coisas são difíceis de explicar com palavras, se tiver alguma dúvida, o time Investigação pode fazer três perguntas, apenas a respeito do tato do Segredo!

A parte e o todo

A primeira resposta é se o Segredo tem partes simples (como uma caneta esferográfica comum), se é um objeto complexo (como um relógio) ou é inteiro feito de um só corpo (como um prato). Não precisa descrever cada parte, mas apenas dizer se é inteiro, simples ou se é um mecanismo mais complexo.

A segunda resposta é se o Segredo é parte dum jogo (como panela e tampa, ou xícara e bule). Aqui tampouco precisa explicar muito, é só dizer se é sozinho ou quase sempre vem acompanhado.

Como ficou assim?

A primeira resposta é se o objeto parece fabricado em série ou feito à mão.

Às vezes não dá para saber, principalmente em objetos de madeira. Mas tem outros objetos em que isso é evidente, como em eletrônicos ou obras de arte únicas.

Se não der para saber, o Segredo pode dizer que é difícil e não consegue ter certeza. Já é uma informação importante.

Adicionalmente, mesmo que seja feito em série, fabricado, o Segredo deve dizer se tem alguma parte feita à mão, como personalização ou customização. É o que acontece se alguém coloca um laço ou um pedaço de tecido num objeto feito em série, por exemplo. Ou pinta um desenho na capa de um livro.

Final

Chegando aqui, o time Investigação dá um palpite. Se acertar, ganha três pontos.

Se errar, pode fazer mais uma pergunta, livre, sobre qualquer coisa (menos, obviamente, “qual é o Segredo?” ou alguma coisa assim, sem imaginação). Se for o suficiente para dar um palpite certeiro, ganha dois pontos.

Se errar, pode fazer mais duas perguntas, mas apenas para esclarecer a resposta dada para a primeira questão, nesta casa. Se conseguir acertar depois disso, ganha um ponto.

Se a Investigação não acertar, quem está respondendo precisa revelar o Segredo, para todo mundo checar as respostas.

Resumo das regras

1. Tem muitos iguais, por aqui?

  • Muitos, o Segredo é uma coletividade;
  • Nenhum, o Segredo é único;
  • Alguns, mas o Segredo é diferente dos outros na mesma categoria.

2. Dimensões: duas apontadas com as mãos.

3. Cor principal (com 2 perguntas).

4. Mudança (com 1 pergunta).

5. Tato (com 3 perguntas).

6. Parte e todo (sem perguntas).

7. Como ficou assim (com 1 pergunta)

8. Três pontos para o palpite direto. Dois depois da primeira pergunta. Um depois de duas perguntas adicionais.


Publicado

em

por

Tags: